Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

por Fernando Souza
17 minutos Ler
Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

Como utilizar uma estratégia baseada em tópicos para melhorar o conteúdo e a estrutura do site e alcançar melhores posições nos resultados de busca após a implementação de BERT e MUM (algoritmos de processamento de linguagem natural)

Nos últimos anos, o Google tem feito mudanças na forma como seus mecanismos de busca interpretam como o conteúdo se relaciona com as pesquisas realizadas.

Recentemente, essas alterações incluem atualizações adicionais de algoritmos que incluem melhorias avançadas no processamento da linguagem natural e modelos de inteligência artificial, como BERT e MUM.

Essas atualizações auxiliam o Google a compreender melhor como as pessoas estão buscando tópicos e qual tipo de conteúdo o usuário realmente deseja para satisfazer as necessidades de sua pesquisa e, em seguida, como diferentes partes do conteúdo de um site podem melhor atender a essas necessidades.

O objetivo final é fornecer o conteúdo mais relevante possível para o usuário, melhorando assim sua experiência de busca.

Levando isso em consideração, é ainda mais crucial agora concentrar-se em construir uma estrutura de tópicos que corresponda às necessidades dos diferentes estágios da jornada do usuário como comprador, ao invés de se preocupar apenas com as palavras-chave utilizadas em uma página.

A importância dos tópicos na jornada do usuário: como eles se diferem das palavras-chave

Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave
Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

Você pode estar se questionando neste momento qual é a distinção entre um tópico e uma palavra-chave, especialmente tendo em conta que mencionei anteriormente que as palavras-chave ainda são uma peça vital para o quebra-cabeça de SEO.

Na minha opinião, um Tópico é uma abordagem mais ampla para “pesquisa de palavra-chave”

Um tópico é composto por vários termos e pesquisas relacionadas que se encaixam em diferentes etapas da jornada do usuário como comprador, fornecendo uma abordagem mais abrangente e holística para a otimização de conteúdo e estrutura do site.

Os tipos de conteúdo que podem ser criados em torno de um tópico específico variam de acordo com a vertical do seu site. Isso inclui a indústria, setor e nicho de mercado em que seu negócio se enquadra.

Alguns sites podem exigir:

  • Conteúdo que abrange tópicos de aprendizado no início da jornada do comprador, como informações básicas e fundamentos.
  • Conteúdo que apresenta a perspectiva empresarial sobre o assunto, incluindo análises e insights.
  • Possivelmente, oferta de soluções e produtos que possam ajudar a resolver o problema específico.

Sites menores, particularmente empresas locais, podem precisar apenas de conteúdo educacional/de atração para ajudar no início da jornada do comprador, que também redirecione para conteúdo que apresente os serviços ou produtos oferecidos para resolver o problema ou atender às necessidades do cliente/usuário.

1. Inicie Com Uma Estratégia

Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave
Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

A ação mais vital que você pode tomar para otimizar o seu site, seja na criação ou na reformulação da estrutura, é dar um passo para trás e estabelecer estratégias para os tópicos principais em que você precisa se concentrar. Identificar esses tópicos e planejar como eles serão abordados no seu conteúdo e estrutura do site pode ajudar a melhorar a eficácia do seu SEO e aumentar a satisfação do usuário.

Ao examinar os aspectos mais gerais de suas ofertas e identificando um tópico de nível superior para essa oferta, você poderá ter uma compreensão mais clara de suas necessidades e oportunidades de otimização. Isso permitirá que você alinhe melhor sua estratégia de conteúdo e estrutura do site para atender às necessidades do usuário e melhorar sua visibilidade nos resultados de busca.

Uma vez que você tenha uma compreensão clara dos tópicos principais em que deve se concentrar, você pode prosseguir com o processo tradicional de pesquisa de palavras-chave, identificando as palavras-chave específicas e frases relacionadas que se enquadram dentro desses tópicos e utilizando essas informações para otimizar o conteúdo e a estrutura do site. Assim, você pode aumentar a visibilidade dos resultados de busca e atender melhor às necessidades do usuário.

O desafio principal é expandir essa pesquisa para incluir termos semanticamente relacionados ao tópico, não apenas a palavra-chave principal, para poder oferecer um conteúdo mais completo e relevante para o usuário e aumentar a eficácia do SEO.

Examine as áreas ao redor do tópico que precisam ser abrangidas para atender às diferentes necessidades do usuário. Faça perguntas para si mesmo sobre o tópico e pesquise esses termos para identificar as perguntas mais frequentes e necessidades dos usuários. Isso ajudará a garantir que você esteja fornecendo conteúdo completo e relevante para atender às necessidades do usuário e aumentar a eficácia do SEO.

Se possível, não hesite em pesquisar diretamente com seu público-alvo e perguntar-lhes sobre as pesquisas ou perguntas relacionadas que eles podem ter. Isso oferece uma perspectiva valiosa sobre as necessidades e dúvidas reais do usuário e pode ajudá-lo a identificar as áreas-chave para otimizar o conteúdo e a estrutura do site para atender às necessidades do usuário e aumentar a eficácia do SEO.

2. Pesquisar Seus Concorrentes

Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave
Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

Depois de compreender quais tipos de conteúdo são necessários para obter bom desempenho em um tópico específico, comece a analisar os sites que estão se saindo bem neste espaço. Isso pode ajudá-lo a identificar as estratégias de SEO e de conteúdo que estão funcionando para eles e adaptá-las à sua própria estratégia. Além disso, a análise de concorrentes também pode ajudá-lo a identificar lacunas no mercado que você pode preencher com seu próprio conteúdo único e diferenciado.

Se os concorrentes já estão tendo sucesso neste espaço, é provável que eles estejam implementando estratégias eficazes de SEO e conteúdo. No entanto, é importante continuar monitorando a concorrência e analisando as tendências e mudanças no espaço em que você está segmentando, pois isso pode ajudá-lo a identificar novas oportunidades e adaptar sua estratégia para se manter competitivo.

Depois de identificar um concorrente, é uma boa prática analisar seu site com uma ferramenta de análise de SEO para entender como ele se saiu em relação a termos relevantes ao longo do tempo. Isso pode ajudá-lo a identificar tendências e padrões em suas estratégias de SEO e conteúdo e adaptar sua própria estratégia para aproveitar essas descobertas. Além disso, é importante sempre monitorar a concorrência para identificar quaisquer mudanças e atualizar sua estratégia de acordo.

Analisando o desempenho dos concorrentes com uma ferramenta de análise de SEO, você pode obter uma visão geral sobre se esses resultados são consistentes ao longo do tempo ou se eles são um salto recente, o que ajudará a determinar se vale a pena investigá-los mais a fundo neste momento. Isso permitirá que você identifique oportunidades de crescimento e adapte sua estratégia para melhorar o desempenho do seu próprio site.

Depois de compreender as estratégias de SEO e conteúdo dos concorrentes no espaço em que você está segmentando, é importante analisar como eles estruturam o conteúdo. Isso inclui observar como eles organizam os tópicos e as palavras-chave, como eles estruturam as páginas e como eles utilizam elementos de design e navegação. Isso ajudará você a identificar as melhores práticas e adaptar sua própria estratégia para melhorar o desempenho do seu site.

Analisando como os concorrentes estão entregando o conteúdo e como a estrutura do site se relaciona com o tópico em questão, você pode obter informações valiosas para aplicar em seu próprio site. Isso inclui identificar as melhores práticas na organização e estruturação do conteúdo, além de ver como eles estão usando elementos de design e navegação para melhorar a experiência do usuário e a eficácia do SEO.

Enquanto é importante analisar e entender as estratégias de SEO e conteúdo dos concorrentes, é crucial que você não copie o conteúdo deles. O plágio de conteúdo pode prejudicar seu site no longo prazo e violar direitos autorais. Em vez disso, use as informações obtidas como um guia para desenvolver e otimizar sua própria estratégia de SEO e conteúdo, criando conteúdo único e relevante para o seu público-alvo.

A análise e compreensão das estratégias de SEO e conteúdo dos concorrentes é uma parte importante do processo de otimização de seu próprio site. No entanto, é importante lembrar que a cópia do conteúdo de seus concorrentes não é uma estratégia eficaz e pode prejudicar seu site no longo prazo. Em vez disso, você deve identificar o que seus concorrentes estão fazendo bem e encontrar maneiras de melhorar essas estratégias. Crie conteúdo único e relevante para o seu público-alvo e use as informações obtidas para adaptar sua estratégia para se diferenciar e se destacar no mercado.

3. Considerando a Intenção

Com a evolução dos mecanismos de pesquisa, especialmente com a recente atualização do BERT pelo Google, é cada vez mais importante compreender a intenção por trás das consultas a fim de atingir o conteúdo correto. Isso significa que, além de se concentrar nas palavras-chave, é importante se concentrar na compreensão do contexto e da intenção do usuário para fornecer conteúdo relevante e útil. Isso pode incluir entender a jornada do comprador, a necessidade ou o problema que o usuário está tentando resolver, e como o conteúdo oferecido pode atender a essas necessidades.

Existem muitas ferramentas úteis no mundo do SEO para identificar tópicos e palavras-chave, mas uma das melhores maneiras de entender a intenção por trás de uma consulta é simplesmente pesquisá-la em uma janela de navegador anônimo. Isso permite que você veja os resultados de pesquisa orgânicos e patrocinados sem qualquer influência de sua navegação anterior. Além disso, você pode analisar as sugestões de busca relacionadas e os resultados de busca. Isso pode fornecer insights valiosos sobre a intenção do usuário e ajudar a identificar tópicos e palavras-chave relevantes para o seu conteúdo e estratégia de SEO.

Você pode se surpreender.

Ao fazer uma pesquisa simples, como uma única palavra, é possível perceber que os resultados estão retornando mais conteúdo educacional sobre o termo, como resultados que iniciam com “o que é…”. Isso pode indicar que os usuários estão procurando informações básicas ou definições sobre o termo em questão. Com isso em mente, é importante levar em conta a intenção do usuário ao criar seu conteúdo e estratégia de SEO.

Isso permitirá que você identifique qual tipo de conteúdo precisa ser produzido (ou até mesmo reformulado) para atender às necessidades do usuário. Isso pode incluir a criação de conteúdos educativos como definições, explicações básicas e tutoriais, para atender às necessidades de informação inicial dos usuários. Além disso, é importante levar em consideração a intenção do usuário e a jornada do comprador ao criar conteúdo e estratégias de SEO para garantir que o conteúdo esteja alinhado às necessidades do usuário e ajude a melhorar o desempenho de busca.

4. Não se esqueça da estrutura do site

Criar conteúdo relevante e de qualidade em torno de um tópico é uma parte importante de uma estratégia de SEO bem-sucedida, mas não é a única peça do quebra-cabeça. É importante levar em consideração outros aspectos técnicos, como otimização de palavras-chave, estrutura do site, links de entrada e saída, velocidade de carregamento, (Core Web Vitals) entre outros. Além disso, é importante considerar a experiência do usuário e o envolvimento do usuário para garantir que o conteúdo seja acessível e fácil de navegar.

É fundamental organizar seu conteúdo de forma estruturada e lógica para os mecanismos de busca, de modo que eles possam facilmente rastrear e indexar suas páginas. Além disso, é importante estruturar o conteúdo de forma que seja fácil de navegar e compreender para os usuários. Usando técnicas de organização de conteúdo, como títulos e subtítulos, listas, imagens e vídeos, você pode mostrar aos crawlers que você é uma autoridade no assunto e que suas páginas são valiosas para os usuários.

Se os mecanismos de busca perceberem que você está produzindo conteúdo relevante e de qualidade sobre um determinado tópico, eles serão mais propensos a ranquear suas páginas mais altamente para os termos relacionados a esse tópico. Isso ocorre porque os mecanismos de busca priorizam conteúdo que é relevante, útil e valioso para os usuários.

Uma das melhores formas de demonstrar autoridade em um tópico é estruturando seu conteúdo de forma clara e fácil de navegar. Um dos recursos que pode ajudar nisso é o uso de breadcrumbs (navegação hierárquica) em seu site. Breadcrumbs são uma forma de navegação que mostra ao usuário onde ele está no site e como chegar a outras áreas relacionadas.

Essa técnica não somente auxilia os usuários a encontrar facilmente outros conteúdos relacionados, mas também ajuda os mecanismos de busca a compreender a estrutura do site e a relação entre as páginas, permitindo que eles encontrem e classifiquem melhor o conteúdo relacionado.

Os breadcrumbs também podem ser usados para reorganizar a estrutura do seu site sem precisar mudar os URLs, o que é uma vantagem para o SEO, pois evita problemas como perda de autoridade e quebra de links.

Não ignore a análise dos concorrentes de sucesso para identificar possíveis insights na estrutura de seus sites.

Não é necessário criar algo completamente novo e você pode obter mais informações sobre como aumentar sua abrangência de um tópico ao mesmo tempo.

5. Essa é a Hora de dominar

Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave
Dominando as SERPs: o Poder dos Tópicos em vez das Palavras-chave

Com as atualizações recentes do algoritmo do Google, como BERT e MUM, que permitem aos rastreadores entenderem melhor como o conteúdo corresponde às consultas do usuário, é fundamental criar uma estrutura de tópicos coerente no seu site para facilitar a interpretação desse conteúdo.

Isso permite que os criadores de conteúdo tenham uma direção para guiar suas escritas.

Resumindo, é importante ter uma estrutura de tópicos lógica em seu site para facilitar o processamento do conteúdo pelos mecanismos de busca. Isso ajuda os criadores de conteúdo a orientar seus esforços e garantir que o conteúdo atenda às necessidades do leitor de forma clara e completa, sem fluff, jargão ou palavras desnecessárias.

Lembre-se, é tudo sobre qualidade sobre quantidade!

Além de garantir que o conteúdo esteja completo e claro, é importante usar palavras-chave e frases relevantes para que os usuários possam encontrar facilmente o seu conteúdo ao pesquisarem soluções para seus problemas.

Em resumo, é importante ter uma estrutura tópica clara e criar conteúdo de qualidade que atenda às necessidades dos usuários. E também é fundamental estar sempre atento às atualizações de algoritmos para se adaptar e melhorar a estratégia de SEO.

Em outras palavras, monitore a eficácia de seu conteúdo e compare com os outros que estão presentes no mercado. Use isso como um ponto de referência e sempre busque melhorar e ser o melhor possível.

Se você seguir esses passos, deverá começar a dominar sua concorrência com resultados duradouros.

As pessoas também perguntam

SERP: o que é e qual a importância para práticas de SEO

SERP (Search Engine Results Page) é a página de resultados de uma pesquisa realizada em um mecanismo de busca. É a página que aparece após um usuário digitar uma consulta no buscador. A importância da SERP para as práticas de SEO é que ela mostra os resultados relevantes para a consulta do usuário e, portanto, é onde as páginas da web precisam estar para serem encontradas pelos usuários. O objetivo do SEO é garantir que o site ou página apareça nas primeiras posições da SERP, para que seja mais visível e, portanto, mais propenso a ser clicado pelo usuário.

O que são SERP Features?

SERP Features são elementos adicionais que aparecem nas SERPs, além dos resultados de busca padrão. Alguns exemplos de SERP Features incluem snippets de respostas, mapas, anúncios, imagens, vídeos e carrossel de resultados. Esses elementos adicionais podem ajudar a aumentar o desempenho do site e aumentar o tráfego do site, pois eles podem ser exibidos acima dos resultados de busca tradicionais. Por isso, é importante para o SEO estar atento a essas features e buscar incluir-se nelas para melhorar o desempenho do site.

Deixe um comentário

Agência Especializada em SEO Guarulhos SP Analistas de SEO

Agência Especializada em SEO (Otimização para Motores de Busca) Guarulhos SP

Tudo Sobre SEO

Localização

Agência de Marketing Digital Especializada em SEO - Guarulhos SP

R. Campinas, 613 - Apto. 104 - Vila Rosália

Guarulhos - SP, 07072-250

(11) 94775-5276
fernando@analistasdeseo.com.br

@2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Criação de Sites Fernando Souza

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceitar Mais informações